terça-feira, 8 de abril de 2014

Desperdício de Comida?

Comigo não!!!!





Olá pessoas!!!

Vim aqui bem rápido, pra escrever esse post antes que eu fique com sono(é que tenho costume de cochilar durante a tarde), pra escrever sobre desperdiçar comida.
Quem nunca viu naquele programa de TV, de entretenimento até(Eu a Patroa e as Crianças), quando o filho mais velho responde ao pai, que mesmo que ele coma toda a comida ainda vai haver gente com fome no mundo, você lembra? De repente você nem viu esse episódio, ou nem sabe que seriado é esse, mas o que ele disse no seriado, não deixa de ser verdade. Se comemos ou deixarmos de comer tudo o que existe no prato, sempre vai existir gente faminta no mundo.
Pois bem, não é sobre isso que eu estou falando. E o que eu estou escrevendo não é programa de comédia: é real!
Vamos trazer o exemplo a uma realidade mais próxima:
Imagine que você vai fazer uma viagem a um local onde toda comida é liberada, mas só você é quem vai. Ninguém mais - nem marido, esposa, filho, filha, mãe, ou qualquer ente próximo vai com você. Porém quando você sai de casa deixa essas pessoas em condição de total miséria e falta de suprimentos. E você realmente aproveita tudo do início ao fim. Mas na hora da comida, você já está tão farto que acaba jogando comida fora. Então você se lembra que seus parentes estão sem uma migalha pra comer, e você tem e desperdiça... isso não dói no seu coração, não??? Duvido que você não se comova nem um pouquinho...
Pois é. Substitua a pessoa conhecida e com fome, por um desconhecido com fome. Mudou alguma coisa? Sim!!!! Mudou muito, porque seu próximo, é só quem você vê, ou quem te convém. É justo??? Eu acredito que não. Ou então você é adepto da tal frase  'o que os olhos não vêem o coração não sente" , o que pra essa situação, o meu entender é puro egoísmo e favoritismo. 
Num mundo em que lutamos pela igualdade e justiça social, é irônico, pagarmos pra desperdiçar, só porque foi você quem pagou a conta. As desculpas estão ficando mais esfarrapadas com o passar do tempo. Ou dizer que sua mãe não te ensinou assim, ou que você não tem o costume de prestar atenção ao que come e a quantidade, é uma desculpa bem fraca pra justificar seu egoísmo.
A gente tem de colocar na cabeça, que um dia nós temos, mas que por alguma circunstância infeliz, podemos perder aquilo que temos. Por isso temos de ter pelo menos a consciência de não desperdiçarmos em respeito a falta que muitos não tem. Tudo bem, tudo bem, não vai mudar de imediato a situação de quem não tem o que comer. Pelo menos vai sobrar mais, o restaurante vai precisar desperdiçar menos, quem não consegue comprar mais barato, vai conseguir porque vai sobrar na prateleira, e por isso os comerciantes , produtores, etc e tal vão baratear o custo dos produtos, e com certeza aquele que não tem tanto vai poder adquirir com o poucochinho que tem e assim vamos igualando os pesos e as medidas, gradativamente.
Não escreveria esse post se na minha casa funcionasse o faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Na minha casa 'raspar o prato' é regra, sem oportunidade pra desperdício. E olha que administrar o marido quando namorávamos não foi fácil. Mas depois de um vergonha aqui e outra ali, num self service e outro, ele foi aprendendo, que comigo o desperdício não tem vez!!!! E meus filhos seguem o rítmo!!!! Acha que sou uma mãe linha dura??? Prefiro pensar que sou uma mãe plenamente consciente dos meus deveres enquanto mãe e formadora de caráter. Só quem sabe o que é sentir fome, entende o que significa o desperdício! E as vezes nem assim(não é o meu caso)...

Escrevi esse post também porque vi esse vídeo aqui:

https://www.facebook.com/photo.php?v=10200677230556612

que cita o desperdício em restaurantes e o que está sendo feito por alguns deles  pra acabar com a prática do desperdício. 
Achei 10 a iniciativa e idéia contida no vídeo é massa. Educa de forma indireta e não ofende ninguém.
Acesse e se possível seja uma curtidora da page que é a :


https://www.facebook.com/autossustentavel 

Desperdício de Comida NÃO!!!!!
 Mas veja bem, não vale curtir, porque é um ideal legal, mas porque você pratica ou deseja praticar esta idéia!!!!

Então vamos lá pessoal!!!!!Vamos mudar essa pratica e começar a mudança que tanto queremos , começando por nós e nossas casas , ok!!!

Bjo e vê se não joga mais comida fora tá!!!!







Glenda Candido

crédito das fotos: http://www.autossustentavel.com

Nenhum comentário: